Afinal, o que é o ciúme?



Muito se fala sobre o que venha a ser o ciúme. Uns falam que é a verdadeira demonstração de amor, outros, que é sentimento de posse. Falam que é uma das formas de demonstrar que se ama, pelo fato de querer aquela pessoa por perto, não aceitar “dividi-la” com outro alguém, querer a todo o instante estar junto àquela pessoa. E é justamente por essas razões que algumas pessoas acreditam que o ciúme é um sentimento de posse. Essas pessoas que veem por esse lado, geralmente, acreditam que quem ama verdadeiramente, confia, e se você confia naquela pessoa, não há motivos para sentir-se inseguro quanto ao que ela faz ou a maneira como ela se relaciona com as outras pessoas. Já a versão do ciumento é que, “quem ama, cuida.”
De fato, quem ama, cuida. Mas pense bem, se você ama mesmo uma pessoa, você quer vê-la feliz, não é? E você, que é ciumento (muito ciumento), acredita mesmo que as atitudes que você toma, quando sente ciúmes, agradam a pessoa que está ao seu lado? Ela sente-se realmente feliz com o que você diz e faz naquele momento?
Eu confesso que já fui uma pessoa muito ciumenta, daquelas que não conseguem controlar, que age por impulso. Mas chegou um momento em que eu resolvi me colocar na posição daquela pessoa pela qual eu sentia ciúmes. E vi que não seria nada legal se ela fizesse comigo o que eu estava fazendo com ela. Ciúmes, todos nós já sentimos. E pra falar a verdade, dependendo da maneira como esse ciúme é demonstrado, é algo até “bom”. Bom se for um ciúme sadio, sem exageros, sem atropelos. O que não é nada bom é você querer escravizar àquela pessoa, querer ser dona. Então, eu resolvi mudar. Controlar meus sentimentos, porque quem ama, quer o bem, quer ver a pessoa feliz. E, para mim, isso é cuidar, isso é amar.

"Se o ciúme é sinal de amor, como querem alguns, é o mesmo que a febre no enfermo. Ela é sinal de que ele vive, porém uma vida enfermiça, maldisposta."
(Miguel de Cervantes)

6 comentários:

Deane Castro disse...

claro que um pouco de ciumes é um bom tempero, afinal, quem não sente ciumes da pessoa amada, não é mesmo?

Mas aí quando vemos aqueles casos de gente ciumenta ao extremo, descontroladas que fazem ameaças, que vigiam a outra pessoa, que matam, nossa isso já é doença.
O ciumes que antes tinha um pequeno toque romantismo, agora se torna algo assustadoramente cruel, e isso tem é uma pena, pessoas assim tem q ser tratadas

Guilherme Bayara disse...

Ciume controlado não é problema.
O problema é a pessoa ciumenta, aquela que como você disse se sente dona da outra.


Não poderia ter escolhido um frase melhor para encerrar! PERFEITA!

Emanuel disse...

Bah

Ciumes todos tem. Não é o melhor centimento,mas como falara ciumes é um tempero!

Anônimo disse...

Reamente o ciúme incomoda e só sente quem ama.
O ciúme doentio faz com que você veja coisas onde não existe.Mas quem não gosta de ver que a pessoa amada sente um pouco de ciúme de você não é mesmo?
My friend!

Bruna disse...

Concordo! Ciúme as vezes dá uma pitada a mais no relacionamento, mas se o ciúme demais já é doneça! (:
gostei do seu blog.
dá uma passadinha no meu depois;

Junior disse...

final perfeito com aquela frase *-* muito bom esse texto do ciumes, beijão(eu te segui :D rsrs.)

Postar um comentário

Seu comentário pode ser seu cartão de visita.

Obrigada pelo comentário!

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti